Consultoria em Pesquisa de Clima|DH02

Clima Organizacional
Podemos entender clima organizacional como a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação e o desempenho dos colaboradores.   Por meio de diferentes experiências, o colaborador cria uma impressão que pode ou não favorecer o clima do ambiente compartilhado. Destaca-se que está na mão da empresa fazer algo para que este clima seja o melhor possível, sendo o primeiro passo conhecer como está esta percepção, o que é feito através de uma pesquisa de clima organizacional.

Pesquisa de Clima
Podemos entender pesquisa de clima organizacional como o processo que visa desenvolver e manter o ambiente adequado à realização das estratégias empresariais. Maneira como os funcionários percebem, reagem e avaliam o conjunto de variáveis e fatores inerentes à organização, tais como políticas, procedimentos, práticas, iniciativas, usos e costumes. Em outras palavras é uma ferramenta de gestão estratégica, que possibilita identificar o estado de satisfação e comprometimento dos funcionários para com a organização. Destacamos três pontos importantes:

Desenvolvimento da Pesquisa
Normalmente o objetivo da pesquisa de clima organizacional é investigar a percepção e opinião dos colaboradores sobre a Empresa, para subsidiar as mudanças organizacionais necessárias para cumprimento da Missão e alcance da Visão, respeitando seus valores, é claro. Neste contexto podemos considerar dez princípios relevantes:

  • Intervenção: Uma pesquisa é uma intervenção em relação ao desenvolvimento da Organização e só pelo fato de ser realizada já produz algum resultado, pois evidencia interesse pela opinião de todos, que por sua vez impulsiona o engajamento das pessoas.
  • Dados: Uma pesquisa de clima não deve ser apenas uma coleção estatística e padronizada de dados, mas deve ensejar e motivar o envolvimento dos membros da Organização na definição dos objetivos, na coleta e na análise dos dados.
  • Cultura: Os instrumentos usados na pesquisa devem adequar-se à cultura da organização, motivo pelo qual devem ser construídos com subsidio de pessoal interno.
  • Envolvimento: O envolvimento da direção e a clareza dos objetivos são os principais determinantes da adesão e participação. A direção evidencia seu envolvimento com a ação e não com as palavras.
  • Escopo: A experiência mostra que as pesquisas feitas como parte de programa de mudanças institucionais  ou como subsídio a programas de desenvolvimento, têm  maior credibilidade junto aos membros da organização.
  • Expectativa: É inevitável que qualquer pesquisa levante expectativas. Conseqüentemente, é aconselhável suscitar expectativas na direção do que se quer mudar.
  • Credibilidade: O feedback aos participantes é fator crucial à credibilidade da pesquisa realizada, facilita a eventual realização de outras e a introdução de mudanças que os dados vierem a sugerir.
  • Ação: Nenhuma pesquisa deve ser realizada se não for para desencadear um plano de ação de médio e longo prazo, que supra, de certa forma, as expectativas levantadas. Estas ações requerem acompanhamento.
  • Continuidade: É positivo se ter como meta a realização de novas pesquisas de modo que a mesma faça parte de um processo de melhoria contínua envolvendo a força de trabalho.
  • Resultado: Uma pesquisa deve evidenciar resultados. Para isso é necessário se aprofundar na identificação da causa raiz dos problemas e das oportunidades. As ações não podem ser superficiais.

Etapas da Pesquisa
Temos as seguintes etapas principais para a realização de uma pesquisa de clima organizacional, as quais podem ser adaptadas em função do perfil, realidade e objetivo da empresa em relação à pesquisa:

Etapa 1: Definição da Equipe
Esta é a etapa inicial do Projeto na qual são definidas as pessoas que farão parte do Projeto. A mesma é um pré-requisito para o início do Projeto, pois algumas pessoas desta equipe acompanharão a Consultoria na próxima etapa.

Etapa 2: Conhecimento da Empresa
Nesta etapa a Consultoria tomará contato com a realidade e cultura da Empresa. Serão realizadas reuniões com as lideranças da empresa de modo que se possa entender como a mesma funciona, suas estratégias, bem como seus principais problemas e oportunidades.

Etapa 3: Orientação Estratégica
Nesta etapa a Consultoria identificará as principais orientações estratégicas da Empresa para os próximos anos, as quais devem ser consideradas para a elaboração da Pesquisa de Clima Organizacional.

Etapa 4: Alinhamento Metodológico
Nesta etapa será apresentada uma palestra para a liderança estratégica da Empresa e alguns colaboradores que farão parte da equipe de trabalho de forma que todos tenham claro os fundamentos e a metodologia a serem utilizados na realização da pesquisa.

Etapa 5: Escopo da Pesquisa
Nesta etapa serão definidos os principais objetivos a serem alcançados com a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, levando-se em conta a realidade, cultura e orientação estratégica da Empresa. Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 6: Modelo da Pesquisa
Nesta etapa será elaborado o modelo a ser utilizado para a realização da Pesquisa de Clima Organizacional, considerando-se a definição do modelo qualiquantitativo, a elaboração do questionário, a definição da amostragem envolvendo todas as unidades, áreas e colaboradores. Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 7: Aplicação da Pesquisa
Nesta etapa será aplicada a pesquisa quantitativa para o universo de colaboradores definidos na etapa 5. A aplicação deverá ser simultânea (o mais simultâneo possível) em todas as unidades e áreas, conforme definido pela equipe.

Etapa 8: Tabulação dos Dados
Nesta etapa serão tabulados todos os dados das pesquisas quantitativas aplicadas na etapa anterior. Esta tabulação será feita no sistema Excel ou Access, de tal forma que sejam possíveis todos os tipos de filtragem para análise.

Etapa 9: Análise dos Dados
Nesta etapa será realizada a primeira análise dos dados gerados na etapa anterior. Esta análise fornecerá elementos para a próxima etapa que é a realização de algumas entrevistas. Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 10: Realização de Entrevistas
Nesta etapa serão realizadas algumas entrevistas individuais e ou em grupo para validar e ou tirar dúvidas dos resultados obtidos da aplicação da pesquisa quantitativa. A quantidade de entrevistas será em torno de 5% dos colaboradores que preencheram a pesquisa inicial.

Etapa 11: Tabulação dos Dados
Nesta etapa serão tabulados todos os dados das pesquisas qualitativas aplicadas na etapa anterior. Esta tabulação também utilizará, dentro do possível, o sistema Excel ou Access, de tal forma que sejam possíveis alguns tipos de filtragem para análise.

Etapa 12: Análise dos Dados
Nesta etapa será realizada a segunda análise dos dados gerados na etapa anterior. Esta análise, combinada com a da etapa 8, fornecerá elementos conclusivos sobre os resultados da pesquisa, estratificados por área e ou outras filtragens. Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 13: Análise Crítica

Nesta etapa serão apresentados para a liderança estratégica da Empresa os resultados da aplicação da Empresa. Nesta oportunidade a Direção da empresa fará uma análise crítica e fornecerá diretrizes para o plano de ação a ser elaborado.

 

Etapa 14: Plano de Ação
Nesta etapa será elaborado um plano de ação exeqüível para eliminar ou diminuir as lacunas existentes. Onde for necessário, haverá aprofundamento na pesquisa da causa raiz, de forma a tornar o plano de ação robusto. Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 15: Relatório final
Nesta etapa a Consultoria elaborará o relatório final contendo todos os elementos da pesquisa, desde a formulação, aplicação, tabulação, análises, conclusões e recomendações. Será entregue o material final do Projeto (impresso e digital). Haverá validação desta etapa pela Direção da empresa, antes de iniciar a próxima etapa.

Etapa 16: Divulgação dos Resultados
Nesta etapa será divulgado para toda a força de trabalho os resultados da pesquisa, bem como o plano de ação a ser adotado para tratar de lacunas e oportunidades.

Etapa 17: Implantação do Plano
Nesta etapa haverá a efetiva implantação do plano de ação aprovado pela direção. Este plano requererá apoio e dedicação para que os resultados esperados de mudança sejam alcançados.

Etapa 18: Acompanhamento e Correção
Nesta etapa será feito o monitoramento da implantação do plano de ação, bem como atuação em eventuais discrepâncias que levam o plano fora dos objetivos e ou resultados esperados.

Análise da Pesquisa
A título de informação apresentamos nas duas Figuras abaixo nossa metodologia de aplicação e análise qualiquantitativa dos dados coletados durante a pesquisa de clima organizacional.

Escopo da Consultoria
Projeto de Consultoria focado na pesquisa de clima organizacional, adaptado à realidade e necessidades específicas da sua empresa.

Próximo Passo
Caso a sua empresa esteja interessada em realizar a pesquisa de clima organizacional não hesite em nos contatar para fazermos os alinhamentos necessários e envio de proposta técnica e comercial.