Desenvolvimento Organizacional

Consultoria em Planejamento Estratégico | DO01

Entendendo Estratégia

Existem muitas definições relacionadas a estratégia, sendo a mais pitoresca a de Napoleão Bonaparte que dizia: “Estratégia é a arte de usar o tempo e o espaço. Eu sou mais ligado ao primeiro do que ao segundo; espaço nós podemos recuperar, o tempo nunca.” Desta definição podemos interpretar que estratégia é a administração do tempo. Uma outra definição é aquela que fala em alavancar vantagens competitivas, de Michael Porter, onde se diz “Estratégia é um conjunto integrado de decisões e ações destinadas a gerar e manter vantagens competitivas duradouras”. Desta definição podemos interpretar que estratégia é a criação de vantagens competitivas. A Basso’s & Associados utiliza uma definição simplificada sobre estratégia a qual diz que “Estratégia é a escolha do ponto futuro de uma organização, bem como o caminho para se chegar lá.”
Desta definição podemos interpretar que estratégia é um processo de escolha, ou um processo de tomada de decisão. Quais são então estas escolhas? São quatro escolhas de pensamento estratégico:

  • Produtos: que produtos vamos oferecer e que produtos não vamos oferecer?
  • Mercados: que mercados vamos atender e que mercados não vamos atender?
  • Vantagens: quais são as vantagens dos nossos produtos em relação aos produtos dos concorrentes?
  • Prioridades: já que não dá para fazer tudo, o que devemos priorizar?

A escolha do planejamento estratégico está direcionada a suportar as escolhas do pensamento estratégico:

  • Estrutura: qual a estrutura interna e externa que precisamos ter para suportar as escolhas de produtos, mercados, vantagens e prioridades?

Gestão Estratégica
Quando se fala em estratégia logo pensamos em planejamento estratégico. Entretanto, existem duas vertentes que agem conjuntamente, sendo elas o pensamento estratégico e o planejamento estratégico. O termo que une estas duas vertentes é conhecido como Gestão Estratégica. Logo, a gestão estratégica é um trabalho completo onde unimos o momento de pensar e decidir e o outro momento de desdobrar e planeja. De nada adianta ter uma estratégia bem formulada (pensamento) se a mesma não for implantada de forma adequada (planejamento), ou vice versa, ter uma boa implantação de uma estratégia ruim.
É muito difícil saber se a estratégia é boa ou ruim, pois somente o tempo responderá a esta questão. É igual ao casamento, somente a convivência vai dizer se deu certo ou não. Desta forma, o pensamento estratégico está ligado à estratégia a qual deve ser clara e disseminada. Isto nos remete a definição de eficácia que trata das escolhas certas (fazer a coisa certa). Por outro lado, o planejamento estratégico está ligado à operação a qual deve ser eficiente (fazer certo a coisa). Somente empresas com estratégias claras e operações eficientes tem chances de estar na vanguarda. Ver Figura abaixo que retrata o entendimento de estratégia e a gestão estratégica.

Formulando a Estratégia
A Basso’s & Associados desenvolveu uma metodologia para trabalhar a formulação estratégica da empresa, em sessões de workshop, que tem sido aplicada com sucesso ao longo do tempo, conforme modelo abaixo. Ressalta-se que este modelo poderá ser adaptado à realidade e necessidade de cada empresa.
Durante a aplicação, a metodologia é dividida em seis blocos, conforme mostrado na Figura abaixo:

  • Primeiro bloco: Análises Essenciais (estudos de cenários, partes interessadas e SFSWOT);
  • Segundo bloco: Identidade Organizacional (visão, valores, princípios, filosofia, missão, negócio e políticas);
  • Terceiro bloco: Avaliações Estratégicas (painel de indicadores, força motriz, vantagem competitiva, teoria do negócio, gerenciamento restritivo, pontos de ruptura, forças atuantes, fatores críticos, produtos e mercados, cadeia de valor, fundamentos de excelência, matrizes de análise, Posicionamento concorrencial e análise de riscos);
  • Quarto bloco: Posicionamento Estratégico (negócio, marca, mercado, produto, processo, tecnologia e concorrência);
  • Quinto bloco: Plano Estratégico (diretrizes estratégicas, objetivos estratégicos, projetos e metas, plano de ação e controles e registros). Nota: o plano estratégico é desenvolvido utilizando algumas ferramentas: QFD, OKR, BSC e ou GPD;
  • Sexto bloco: Disseminação e Continuidade (implantação, avaliação, aprendizado e melhoria do processo de gestão estratégica).

Plano Estratégico
No final do trabalho de formulação da estratégia da empresa teremos construído um Plano Estratégico, que pode ser representado, de uma maneira simplificada, através da Figura abaixo. O desdobramento do plano será feito por Diretriz Estratégica até se chegar ao Plano de Ação.

 

Jornada Estratégica
Entendemos que a implantação de uma gestão estratégica numa empresa não é um caminho curto; é uma jornada. Esta jornada estratégica tem um primeiro ciclo que busca despertar a consciência dos gestores em quatro focos:

  • Despertar: tem foco na filosofia, ou seja, a razão de ser do plano estratégico;
  • Capacitar: tem foco no fundamento, ou seja, as pessoas precisam entender o que estão decidindo;
  • Estruturar: tem foco no formato, ou seja, na metodologia de trabalho do planejamento estratégico;
  • Implantar; tem foco nas ferramentas, ou seja, nas técnicas utilizadas para análises.

Quando a organização tem a maturidade no quarto foco, os gestores sabem realmente o que, o por que, o quando, o quanto e o como do estar fazendo. Completando, o segundo ciclo é como o PDCA, e tem um foco:

  • Implementar: tem foco na consolidação do processo de gestão estratégica e os gestores estão preparados para os desafios de dar continuidade ao processo de gestão estratégica.

Outro aspecto importante é entender como o ciclo de gestão estratégica, inspirado no PDCA, funciona, conforme mostrado na Figura abaixo:

  • Formulação: processo de fazer escolhas e desdobrar o plano estratégico da empresa;
  • Disseminação: processo de informar as estratégias às partes interessadas pertinentes
  • Execução: processo de colocar em prática o plano de ação para a implantação das estratégias;
  • Controle: processo de acompanhar e monitorar a evolução da implantação do plano de ação;
  • Atuação: processo de fazer eventuais ajustes no plano de ação para o alcance dos resultados;
  • Aprendizado: processo de refletir sobre o que foi feito e incorporar novos conhecimentos ao ciclo de modo que possa mantê-lo adequado e atualizado.
  • atividade a Empresa, com o apoio da Consultoria, caso necessário, implantará as ações estabelecidas no Plano de Ação.  Será utilizado o Controle Execução elaborado previamente, para gerir o Plano no conceito do Ciclo PDCA.
  • Acompanhamento do Resultado: Nesta atividade a Empresa, com o apoio da Consultoria, caso necessário, acompanhará os desempenhos e resultados das ações implantadas de modo que os objetivos do Projeto sejam atendidos. Eventuais ajustesserão feitos, conforme aplicação do Ciclo PDCA.

Atribuição de Responsabilidades
Para a realização deste Projeto de Consultoria, relacionamos as seguintes responsabilidades de cada parte, Consultoria (Basso’s & Associados) e Cliente.

ATIVIDADES ANTES DO EVENTO ESTRATÉGICO

ATIVIDADES

BASSO’S & ASSOCIADOS

CLIENTE

Alinhamento Conceitual

Condução

Apoio

Inventário de Vozes

Execução

Apoio

Análise de Material

Execução

Apoio

Desempenho e Resultado

Execução

Apoio

Material Prévio

Execução

Apoio

 

ATIVIDADES DURANTE O EVENTO ESTRATÉGICO

ATIVIDADES

BASSO’S & ASSOCIADOS

CLIENTE

Identidade Organizacional

Condução e Apoio

Execução

Análises Essenciais

Condução e Apoio

Execução

Análises Complementares

Condução e Apoio

Execução

Posicionamento Estratégico

Condução e Apoio

Execução

Diretrizes e Objetivos

Condução e Apoio

Execução

 

ATIVIDADES APÓS O EVENTO ESTRATÉGICO

ATIVIDADES

BASSO’S & ASSOCIADOS

CLIENTE

Desdobramento de Objetivos

Apoio

Execução

Plano Estratégico

Execução

Apoio

Disseminação da Estratégia

Apoio

Execução

Plano de Controle

Execução

Apoio

Implantação das Ações

Apoio

Execução

Acompanhamento do Resultado

Apoio

Execução

 

Próximo Passo
Caso a sua empresa esteja interessada em desenvolver este trabalho de Gestão Estratégica (Pensamento e Planejamento), não hesite em nos contatar para fazermos os alinhamentos necessários e envio de proposta técnica e comercial.