Curso TWI - Problemas no Trabalho | DHST05
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Fundamentos do TWI
Neste módulo apresentaremos, através de dinâmicas em grupo, cada um dos quatro fundamentos do TWI – Problemas no Trabalho: fundamento da observação – foco na situação, fundamento da problematização – foco no desvio; fundamento da hipotetização – foco na inferência, fundamento da experimentação – foco na comprovação e as quatro responsabilidades assumidas pela supervisão.
Módulo II: Metodologia do TWI
Neste módulo apresentaremos os quatro passos da metodologia do TWI – Problemas no Trabalho: primeiro passo: identificação; segundo passo: causalização; terceiro passo: reparação e quarto passo: prevenção. Durante a apresentação da metodologia faremos relacionamentos com as ferramentas apresentadas no módulo anterior de modo a exemplificar a prática da aplicação da metodologia.
Módulo III Práticas do TWI
Neste módulo faremos a prática do TWI – Problemas no Trabalho através de quatro estudos de caso propostos pela empresa ou trazidos pelo apresentador. A turma será dividida em quatro grupos que, inicialmente farão todas as análises da situação problema selecionada utilizando as ferramentas e metodologias apresentadas e aplicáveis e, posteriormente, farão a apresentação de cada um dos estudos de caso para os demais participantes, bem como para gestores da empresa que puderem participar. Esta prática será realizada durante todo o segundo dia do curso.
DURAÇÃO DO EVENTO
16 horas em dois dias contínuos de 8 horas.
PRÉ-REQUISITO
Ter participado, no mínimo, do TWI – Instrução de Trabalho.
APRENDIZADO DO TREINAMENTO
No final do treinamento, o participante terá aprendido:
• Como compreender o propósito da área, reconhecer e priorizar as situações problema, considerando as mais críticas entre todas as existentes, as quais após resolvidas poderão alavancar os resultados do negócio.
• Como trabalhar ações de contenção para minimizar a gravidade do efeito, mantendo a situação sob controle e o processo produzindo dentro dos padrões requeridos.
• Como identificar corretamente o problema em seu nível de ocorrência, verbalizando-o de forma correta e completa para facilitar seu detalhamento e pesquisa da causa raiz.
• Como detalhar a ocorrência do problema em suas quatro dimensões, tanto para a ocorrência quanto para a não ocorrência, buscando posteriormente as eventuais diferenças e mudanças.
• Como criar hipóteses de causa, fazendo testes no papel para a eliminação das falsas e, depois na prática, para a comprovação da hipótese verdadeira, até se chegar à causa raiz do problema.
• Como desenvolver a melhor solução para eliminar a causa raiz do problema e seus desdobramentos colaterais, considerando-se as viabilidades técnica e econômica, bem como a facilidade de implantação.
• Como tomar ações de prevenção para evitar que o problema atual volte a ocorrer, bem como evitar que outros problemas potenciais ocorram, atuando na replicação de ações.
Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.
Tenho interesse
Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.