Curso TWI - Gestão do Trabalho | DHST06
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I: Fundamentos do TWI
Neste módulo apresentaremos, através de dinâmicas em grupo, cada um dos quatro fundamentos do TWI – Gestão do Trabalho: fundamento do conhecimento – foco na realidade, fundamento da organização – foco na condição; fundamento do recurso – foco na restrição, fundamento do controle – foco na métrica e as quatro responsabilidades assumidas pela supervisão.
Módulo II: Metodologia do TWI
Neste módulo apresentaremos os quatro passos da metodologia do TWI – Gestão do Trabalho: primeiro passo: planejamento; segundo passo: realização; terceiro passo: verificação e quarto passo: atuação. Durante a apresentação da metodologia faremos relacionamentos com as ferramentas apresentadas no módulo anterior de modo a exemplificar a prática da aplicação da metodologia.
Módulo III: Práticas do TWI
Neste módulo faremos a prática do TWI – Gestão do Trabalho através de quatro estudos de caso propostos pela empresa ou trazidos pelo apresentador. A turma será dividida em quatro grupos que, inicialmente farão todas as análises da situação selecionada utilizando as ferramentas e metodologias apresentadas e aplicáveis e, posteriormente, farão a apresentação de cada um dos estudos de caso para os demais participantes, bem como para gestores da empresa que puderem participar. Esta prática será realizada durante todo o segundo dia do curso.
DURAÇÃO DO EVENTO
16 horas em dois dias contínuos de 8 horas.
PRÉ-REQUISITO
Ter participado, no mínimo, do TWI – Instrução de Trabalho.
APRENDIZADO DO TREINAMENTO
No final do treinamento, o participante terá aprendido:
• Como entender claramente as funções da área de trabalho, considerando-se todas as atividades realizadas e os requisitos a serem atendidos, tanto dos clientes internos quanto externos.
• Como manter organizado, limpo, seguro, digno e agradável o local e o ambiente de trabalho, aplicando o conceito e a prática de “equipamento em ponto de uso”.
• Como organizar a distribuição do trabalho entre os operadores, balanceando adequadamente as linhas e os postos, considerando-se os aspectos trabalhistas e de saúde ocupacional.
• Como identificar a restrição do sistema produtivo (gargalo), bem como a forma de explorar a restrição para otimizar a produção e minimizar as perdas no processo.
• Como trabalhar com as principais métricas da área de modo a otimizar o desempenho, atuando sempre onde for mais crítico para atingir os resultados esperados.
• Como aplicar na prática, e de forma desburocratizada, os quatro passos do ciclo PDCA, tendo-o como referência para o dia a dia nas atividades de supervisão da área de trabalho.
• Como fazer e manter registros dos principais dados e informações da área, bem como elaborar relatórios simples das principais ocorrências e resultados, para auxiliar as tomadas de decisão.
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