Curso GD&T – Aplicação em Ferramentas e Dispositivos | QPED12

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Comparações entre Produtos e Ferramentais
Neste módulo faremos uma comparação entre a aplicação de GD&T em produtos, quer seja a nível de peças, conjuntos ou produto acabado, com a aplicação de GD&T em ferramentais envolvendo ferramentas e dispositivos de fabricação, montagem e controle, incluindo as suas derivações.

Módulo II: Fundamentos da Aplicação das Tolerâncias
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e os conceitos estatísticos e numéricos para a definição das tolerâncias para ferramentas e dispositivos a partir do desenho do produto, o uso das condições virtuais e resultantes, o estabelecimento das regiões de aceitação e rejeição e as práticas de tolerância para calibradores funcionais e o impacto destas tolerâncias no dimensionamento funcional. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado. 

Módulo III: Aplicação em Ferramentais de Produção
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e a metodologia para aplicação de GD&T em estampos, moldes e dispositivos de fabricação e montagem a partir do desenho do produto, contemplando as transformações das tolerâncias do produto para as tolerâncias de ferramentas. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Calibradores para Tolerâncias de Tamanho
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e a prática para a especificação de calibradores passa não passa para as tolerâncias de tamanho, envolvendo a verificação pelo princípio de Taylor e os diversos tipos de calibradores. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Aplicação em Dispositivos de Controle
Neste módulo apresentaremos os fundamentos e a metodologia para aplicação de GD&T em dispositivos de controle a partir do desenho do produto, contemplando o planejamento e o projeto dos modelos conceituais dos dispositivos de controle, o sequenciamento do controle, os cálculos e as transformações das tolerâncias do produto para as tolerâncias dos dispositivos de controle, para as três condições de material: MMC, LMC e RFS. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas cada, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como transferir as marcações de GD&T do desenho do produto para o desenho de ferramentais de produção, considerando-se as práticas de transformação de tolerâncias.
  • Como definir a melhor estratégia de controle para as tolerâncias dimensionais e geométricas, considerando o volume de produção, os recursos disponíveis e os custos.
  • Como transferir as marcações de GD&T do desenho do produto para o desenho do dispositivo de controle, considerando-se as práticas de transformação de tolerâncias.
  • Como utilizar a estatística para definir a melhor estratégia de toleranciamento para aceitação ou rejeição de peças controladas por calibradores funcionais.
  • Como calcular as dimensões e tolerâncias de calibradores de tamanho para as dimensões lineares, baseado na norma construtiva de calibradores.
  • Como a influência da condição de material afeta o dimensionamento e toleranciamento de calibradores funcionais e suas respectivas tolerâncias.
  • Como projetar funcionalmente os calibradores para as diversas condições de material: condição máxima, condição mínima e condição independente.
  • Como elaborar procedimentos de controle, quer seja para dispositivos físicos (hard) ou para medição por instrumentos (soft), para minimizar os erros de medição.

TRILHA DE FORMAÇÃO

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.