Curso Gestão Estratégica e de Custos em Manutenção | QPMI02

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Gestão Estratégica
Neste módulo apresentaremos os principais elementos de gestão estratégica com foco em manutenção, envolvendo a percepção e reação em manutenção, pensamento enxuto em manutenção, terceirização em manutenção, centralização e descentralização em manutenção, pensamento e planejamento estratégico em manutenção, plano diretor de manutenção, os principais problemas relacionados à gestão estratégica de manutenção e a prática de gestão estratégica de manutenção em um caso  real da empresa. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo II: Gestão de Resultados
Neste módulo apresentaremos os principais elementos da gestão de desempenhos e resultados em manutenção (indicadores) envolvendo o gerenciamento restritivo aplicado à manutenção, os principais indicadores de manutenção, o valor econômico aplicado em manutenção, o gerenciamento de ativos em manutenção, a redução de custos em manutenção, custos de manutenção, análise do valor aplicado em manutenção, custeio ABC aplicado em manutenção, prática de orçamento em manutenção, estatística na gestão de indicadores, árvore de indicadores da manutenção, os principais problemas relacionados à gestão de resultados em manutenção e a prática de gestão de resultados em manutenção em um caso real da empresa. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo III: Planejamento e Controle
Neste módulo apresentaremos os principais elementos de planejamento e controle da manutenção envolvendo o cadastro, registro, histórico e documentação do equipamento, as práticas de inspeção, sistema informatizado de manutenção, aspectos de planejamento em manutenção, emissão de ordens de serviço, balanceamento de manutenção, estatística de balanceamento de manutenção, os principais problemas relacionados ao planejamento e controle e a prática de planejamento e controle de manutenção em um caso real da empresa. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo IV: Suprimento de Materiais
Neste módulo apresentaremos os principais elementos relacionados a decisão e negociação em suprimentos de manutenção envolvendo os elementos de decisão na manutenção, o inventário de manutenção, política de segurança em materiais, compras de materiais na manutenção, negociação em compras, os principais problemas relacionados a suprimentos em manutenção e a prática suprimentos de materiais de manutenção em um caso real da empresa. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo V: Qualidade dos Serviços
Neste módulo apresentaremos os principais elementos relacionados à qualidade dos serviços prestados em manutenção considerando-se a especificação e atendimento de requisitos pelos  fornecedores internos e externos, a especificação e atendimento de requisitos pelos  clientes internos e externos, a especificação e atendimento de requisitos processos internos e externos, a gestão de pessoas em manutenção, os principais problemas relacionados a suprimentos em manutenção e a prática suprimentos de materiais de manutenção em um caso real da empresa. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos participantes, quando disponibilizado.

Módulo VI: Pesquisa ABRAMAN
Neste módulo faremos uma comparação dos indicadores atuais de manutenção com os indicadores de referência da Abraman ou de outra entidade, procurando interpretar os resultados no ambiente da própria empresa.

DURAÇÃO DO EVENTO

24 horas em três dias contínuos de 8 horas.

PRÉ-REQUISITO

Conhecimento básico sobre manutenção industrial.

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.