Curso Tolerâncias Cartesiana, Rugosidade e Aresta | QPED01

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Sistema de Tolerâncias e Ajustes
Neste módulo apresentaremos a terminologia e os conceitos básicos do sistema de tolerâncias e ajustes, com suas bases, suas tabelas e a determinação dos afastamentos dos eixos e dos furos até 500 mm e a extensão do sistema de 500 a 3150 mm. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo II: Cálculo e Seleção dos Ajustes
Neste módulo apresentaremos os métodos e cálculos para determinação de um ajuste a partir das folgas, os métodos e cálculos para determinação de um ajuste a partir das interferências, a forma de escolha dos ajustes preferenciais e seletivos e a análise dos ajustes para atender requisitos do projeto. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo III: Normalização de Tolerâncias Cartesianas
Neste módulo apresentaremos as principais normas referentes a aplicação de tolerâncias lineares, angulares e arestas, para alguns tipos de materiais e ou processos tais como: tolerâncias para peças usinadas (remoção de cavaco), estampadas, soldadas, fundidas, forjadas e materiais plásticos e elastômeros e alguns materiais não ferrosos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo IV: Ajustes de Juntas Aparafusadas
Neste módulo apresentaremos as principais normas referentes a aplicação de tolerâncias de ajustes aplicadas à roscas internas e externas no sistema métrico. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo V: Tolerâncias de Rugosidade Superficial
Neste módulo compararemos os tipos de erros de superfície: forma, ondulação e rugosidade, os conceitos e fundamentos do sistema de tolerâncias rugosidade superficial, os principais termos e normas aplicáveis, os parâmetros de avaliação da rugosidade, os procedimentos de avaliação dos parâmetros, a classificação da rugosidade, a simbologia e aplicação da rugosidade em desenhos mecânicos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

Módulo VI: Tolerâncias de Arestas em Desenhos
Neste módulo apresentaremos as diferenças entre tolerâncias de face (superfície), aresta, vértice e geratriz, bem como trabalharemos os fundamentos, aplicação e interpretação de tolerâncias de arestas em desenhos mecânicos. Exercícios de aplicação referente ao conteúdo do módulo usando casos do apresentador e dos desenhos dos participantes, quando for disponibilizado.

DURAÇÃO DO EVENTO

16 horas em dois dias contínuos de 8 horas, ou outra forma de distribuição da duração do curso, principalmente se o mesmo for na modalidade presencial online.

REQUISITOS E CONTINUIDADE

Recomendamos as seguintes sequências de cursos para que se tenha uma formação completa em GD&T – Especialista em Engenharia Dimensional (ver Trilha de Formação).

APRENDIZADO NO TREINAMENTO

No final deste treinamento, o participante terá aprendido:

  • Como funciona o sistema de tolerâncias e ajustes, suas tolerâncias fundamentais, afastamentos de referência, sistemas eixo-base e furo-base e classes de ajuste.
  • Como escolher os melhores tipos de ajustes, priorizando os recomendados, baseados nas tabelas da norma, para dimensões até 500 mm e sua extensão para 3500 mm.
  • Como calcular os melhores ajustes baseado na premissa de MATD – máximo aproveitamento da tolerância disponível e nos campos de tolerância permitidos.
  • Como escolher as tolerâncias cartesianas aplicáveis às dimensões lineares e angulares, para as diversas classes tolerância, baseados nas tabelas das normas.
  • Como utilizar as normas para a aplicação de tolerâncias cartesianas para alguns processos produtivos: fundição, usinagem, estampagem, soldagem, injeção e forjamento.
  • Como funciona o sistema de tolerâncias e ajustes para roscas métricas normais, internas e externas e as diversas normas técnicas aplicadas.
  • Como escolher as tolerâncias de arestas para peças que tenham necessidades de preservar estes elementos em função de aparência, resistência ou segurança.
  • Como especificar, interpretar e avaliar as tolerâncias de rugosidade e textura e suas recomendações de aplicação em diferentes tipos de peças.

TRILHA DE FORMAÇÃO

Clique na opção abaixo para que possamos melhor atendê-lo.

Tenho interesse

Preencha seus dados através do formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.